A importância do treino de pernas

Uma das coisas que eu mais escuto é: “como você é forte” e na seqüência vem: “mas suas pernas estão desproporcionais ao corpo”, traduzindo estão fininhas! Quem diz isso, nem imagina o quanto eu treino minhas pernas (e bem pesado!). Mesmo não sendo o grupo muscular que mais gosto de treinar, existem muitas vantagens em se dedicar mais a ele.. E hoje vamos descobrir quais são.
Os músculos mais fortes do corpo se encontram nas pernas e é justamente nessa região do corpo que está mais da metade de toda sua estrutura muscular. Um treino de pernas além de fortalecer, definir ou aumentar a massa muscular dos membros inferiores, gera um impacto positivo na musculatura de todo o corpo pois libera hormônios anabólicos como a testosterona, estimula o sistema nervoso e acelera o metabolismo. Um treino pesado de pernas onde envolvam exercícios como agachamento livre, levantamento terra e leg press é capaz de melhorar e muito o rendimento dos outros grupos musculares e aumentar muito os ganhos de todo o corpo.

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As desculpas para não se treinar perna são as mais variadas e uma das mais comuns é a justificativa do “problema no joelho”. Independente do problema, uma musculatura forte irá preservar a estrutura prejudicada. Outra desculpa clássica é de que já faz aeróbio que equivale a um treino de perna. Nada disso! Um treino aeróbio não oferece ganho muscular!
Precisamos lembrar de que os movimentos precisam ter qualidade e a quantidade de carga deve permitir que o movimento seja realizado de forma correta para ter efeito. Ou seja, nada de movimentos curtinhos pra dizer que faz 400kg no leg press! O movimento precisa ter amplitude, caso contrário você só estará treinando seu ego e seu orgulho.
Bom, agora até fiquei com mais vontade de treinar perna e vou fazer isso amanhã! Convido para treinar comigo quem gosta de fazer força. E se você ainda tem ou já ouviu uma boa desculpa para não exercitar as pernas, escreva-as aqui!

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4 comentários em “A importância do treino de pernas

    Tiago Botelho disse:
    24/12/2013 às 0:34

    Parabéns pelo ótimo artigo, compartilho dicas de treino para ter coxas grossas e definidas:

    http://www.nutricaoeesporte.com/2013/12/como-ter-coxas-fortes-e-definidas.html

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    regina slepetys disse:
    30/10/2013 às 18:56

    Sandro, vejo muitas pessoas treinando rápido nos equipamentos. Até observei que se é uma sequência de 10 repetições, terminam em menos de 10 segundos. Está certo treinar assim? Ou pode se treinar + devagar? Existe diferença nos resultados em treinar + rápido ou + devagar? tks, abs

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      escolhaseucorpo respondido:
      31/10/2013 às 18:11

      Sim Regina, há diferença, pois em cada método de treinamento existe uma relação entre a velocidade de execução, o número de repetições e o tempo de descanso. Na maioria dos casos, é mais indicado que seja realizado de forma mais lenta, valorizando a fase excêntrica do movimento (fase em que o músculo se alonga). No trabalho excêntrico percebe-se um considerável aumento da força em cada sessão de treino.

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    Cinthia disse:
    26/08/2013 às 12:32

    Bom post, Sandro! Dúvida: no dia em que treino perna (um treino pesado), ainda assim posso fazer corrida ou escada em seguida, ou vou maltratar os músculos e o joelho?
    Aliás, seria uma boa escrever um post sobre corrida!
    Abs!

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