A influência da música na atividade física

Na sexta feira, dia 11/09/13, fui ao Show do Black Sabath com abertura do Megadeth. Rock pesado!! E tudo estava ótimo: a música, qualidade do som e a companhia dos meus amigos.
Uma coisa engraçada aconteceu durante o show: tive uma vontade muito forte de treinar pesado. Isso mesmo que você leu “TREINAR PESADO”!! E por um momento achei que estava ficando louco, mas quando encontrei minha aluna de Personal ela disse muito empolgada “imagina treinar com esse som?”
Bom se estou louco, não estou enlouquecendo sozinho.

20131015-235242.jpg
Foi quando surgiu a idéia de escrever um post sobre “a influencia da música no desempenho da atividade física.”
A música estimula a pessoa a treinar em uma intensidade maior, faz o exercício se tornar mais agradável de forma que o esforço se prolongue por mais tempo. Isso está comprovado cientificamente pelo Research Institute for Sport and Exercise Science que utilizou dois grupos de ciclistas que pedalaram o mesmo período de tempo. O grupo que pedalou escutando música teve o desempenho melhor percorrendo uma distância maior que o grupo que pedalava sem música.
E como sou muito curioso, fui pesquisar com a professora de ginastica e Personal Trainer Bruna Toledano, sobre a importância de uma música estimulante nas aulas e a resposta foi: “Uma boa trilha sonora é tudo em uma aula de ginastica. Motiva, anima e faz com que os alunos se empenhem mais durante o treino diminuindo a sensação de cansaço”
Lembro também que há uma semana atrás, conversando com o Cleber, também professor de ginastica, ele relatou que foi fazer uma aula de Bike em uma outra academia para conhecer porque essa aula era considerada a melhor, sempre lotada. A maior surpresa foi que o professor não era tão bom, mas a trilha sonora fez toda a diferença.
Concluimos com todos esses fatos que, nos exercícios aeróbios, ouvir música melhora consideravelmente o desempenho da pessoa.
E na musculação? Essa influencia será grande?

20131016-000145.jpg
Fui sentir na pele. Iniciei a musculação sem música e durante o treino liguei meu aparelho e como já estava enjoado das musicas que tenho nele sintonizei na 89Fm e continuei os exercícios ouvindo um bom Rock. Senti que a minha performance melhorou muito! Senti-me mais motivado e demorou para aparecer a sensação de cansaço.
Comentei aqui sobre a música no treino aeróbio, na musculação e qual a sua influência. Mas não posso esquecer de falar sobre o alongamento. Quando estamos nos alongando com uma música mais calma e em um ambiente tranquilo isso ajuda a relaxar, a se concentrar no movimento e na respiração, favorecendo os exercicios de flexibilidade.
Quem leu esse texto percebeu que gosto de Rock, porém a minha recomendação é: escute sua música favorita nos treinos pois isso o deixará mais motivado e focado durante o exercício.
Comente aqui qual tipo de música você gosta de ouvir quando treina e como se sente durante o exercício.


Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s