Aeróbio antes ou depois da musculação?

Hoje, no plantão da academia, surgiu uma pergunta interessante porém muito comum: “Exercícios aeróbios antes ou depois da musculação?”
Bom, como já tinha ouvido essa duvida antes, já vinha pesquisando a melhor forma de respondê-la e aqui está: Depende dos objetivos!
1) Para quem deseja perder peso e busca definição corporal, o ideal é fazer o exercício aeróbio depois da musculação (que exige o glicogenio como fonte de energia), dessa maneira, só após esse período, o corpo utilizará a gordura como fonte de energia. Por essa razão existe o mito de que o corpo só começa a queimar gordura depois de 20 minutos.
2) Se o objetivo for hipertrofia, deve-se priorizar a musculação antes dos aeróbios, para que não haja um gasto desnecessario de energia e prejudicar o desempenho durante o treino de força.
3) Agora se você deseja melhorar sua resistência física e melhorar a capacidade pulmonar o indicado é começar pelo exercício aeróbio.
Tenha seus objetivos bem definidos e escolha o melhor treino para você.
Espero ter ajudado e aguardem pois vira mais dicas e respostas para duvidas.

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6 comentários em “Aeróbio antes ou depois da musculação?

    Alexander Messias disse:
    30/10/2013 às 16:03

    Mas e com relação a suplementação? Minha dúvida é a seguinte: malho a noite, e geralmente faço musculação por 1h, e depois faço meia hora de aeróbio por 30 minutos (esteira, bike ou transport). Tomo malto com creatina durante o treino, e no final quando acabo o aeróbio eu tomo whey com BCAA. Está correto ou devo tomar whey antes do aeróbio?

    Aproveitando para mandar mais uma dúvida sobre ALONGAMENTOS: deve ser feito antes ou depois do treino.

    Muito obrigado.
    Abs,

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      Alexander Messias disse:
      30/10/2013 às 16:16

      Corrigindo: “…, e depois faço meia hora de aeróbio (esteira, bike ou transport).”…

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      escolhaseucorpo respondido:
      31/10/2013 às 20:24

      Olá Alexander!

      A forma como está suplementando está correta. Uma outra opção é tomar o BCAA e a creatina no pré-treino. Dessa forma você terá um suporte que evitará o catabolismo durante o treino com o BCAA e maior resistência muscular retardando a sensação de fadiga com a creatina. A maltodextrina pode continuar tomando durante o treino para garantir a quantidade de carboidrato necessário para o seu corpo suportar até o final. O whey protein pode tomar no pós-treino. Leia nossos posts sobre “BCAA – qual a sua importância” e “Os efeitos da creatina”.
      Quanto ao alongamento, não há necessidade de alongar um músculo que será contraído logo em seguida. O ideal é que aqueça a musculatura a ser trabalhada (e pode ser no próprio aparelho com uma carga mais baixa). No final do treino pode ser realizado um alongamento com o objetivo de “soltar” a musculatura, causando um leve relaxamento. Se o objetivo for flexibilidade, deve ser realizado numa sessão de treino separada da musculação.
      Em breve faremos um post esclarecendo um pouco mais sobre o alongamento.

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        Alexander Messias disse:
        01/11/2013 às 16:43

        Legal! Vou passar a usar a creatina e BCAA uns 30 minutos antes do treino, seguir apenas com malto durante o treino, e finalizar após o aeróbio com o whey. Valeu pelo esclarecimento sobre o alongamento. Muito obrigado. Abs.

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    Karen Godoi disse:
    21/08/2013 às 0:09

    Então é a mesma coisa pra hipertrofia e resistência? Qual a diferença entre eles?

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      escolhaseucorpo respondido:
      30/09/2013 às 16:58

      Sim Karen, num processo de redução do percentual de gordura, tanto pro objetivo de hipertrofia quanto resistência, o exercicio aeróbio deve vir no final do treino. Esse metodo é mais eficiente porque a gordura é a ultima fonte energetica solicitada pelo organismo. Então, dessa forma, você estará queimando mais gordura.

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