ANTI-INFLAMATÓRIOS X ATIVIDADE FÍSICA

Quem treina comigo ou com a minha esposa Elaine Cristina (Personal Trainer), escutam muito essa pergunta: “e aí está dolorido?” Alguns ficam tão doloridos que recorrem a anti-inflamatórios. Porém essa atitude está correta? Os anti-inflamatórios tem algum efeito positivo ou negativo sobre a hipertrofia ou a resistência muscular?

Quem é que nunca sentiu aquela dor no pós treino que além de trazer aquela sensação de incomodo nos dias seguintes, também nos traz a sensação de dever cumprido! Geralmente essa dor muscular tardia (DMT) surge após uma longa e intensa sessão de treinamento, após a troca de treino, em casos de destreinamento onde é retomada a rotina de exercícios, ou em indivíduos que não estão acostumados a determinados estímulos físicos.

A DMT surge devido a microtraumas que ocorrem na musculatura durante uma sessão de treinamento. Esses microtraumas caracterizam “lesões adaptativas” que geraram uma resposta inflamatória, cujo tratamento só requer o repouso da musculatura em questão.

Alguns praticantes menos tolerantes a dor tardia, acabam fazendo uso indiscriminado de medicamentos para aliviar a dor. Normalmente são usados anti-inflamatorios e relaxantes musculares. Os anti-inflamatórios são utilizados para diminuir inflamações dos tecidos musculares e combater a DMT após, por exemplo, uma sessão extensiva de treino. Todavia, dados da literatura mostram que a resposta inflamatória é uma maneira fisiológica do corpo se livrar das células afetadas e iniciar a regeneração do tecido. Com a inibição desta função pelo medicamento, o tecido demora mais para regenerar-se.

20131031-001441.jpg

Alguns desses medicamentos são bem conhecidos no mercado, porém exemplos como os: celecoxibe, etoricoxibe e rofecoxibe (princípios ativos), causam muitos efeitos indesejáveis e estes dois últimos foram retirados do mercado pelo fabricante após a determinação da Anvisa. Outros como: ibuprofeno e naproxeno sódico (princípios ativos), são muito utilizados por corredores. Apesar de serem medicamentos diferentes são capazes de atuar no controle do processo inflamatório reduzindo a dor pela inibição da síntese de prostaglandinas (sinalizador da ocorrência de lesões induzindo a dor, inflamação e febre). A importância das prostaglandinas para a atividade física é “avisar” que algo em seu corpo não está bem, que ocorreram as microlesões decorrente do exercício físico e que esta região necessita de um período de repouso.

É importante destacar os efeitos indesejáveis para que as pessoas tomem consciencia dos prejuízos a saúde pelo uso indiscriminado desses medicamentos: azia, diarreia, náuseas, vómitos, gastrite, sangramentos e até perfurações do aparelho digestivo, insuficiência renal aguda e risco cardiovascular (infarto, hipertensão não controlada).

20131031-001744.jpg

A utilização a longo prazo de anti-inflamatórios pode afetar a atividade física pois mascara a dor sem o tecido estar totalmente regenerado. O individuo expõe a musculatura a uma nova intensidade lesionando-a mais ainda. Diante desse fato, pode ser levado a um quadro de “Overtraining” porque não houve o período de descanso adequado. Dessa forma, os anti-inflamatórios são medicamentos que devem ser utilizados com critérios rigorosos, respeitando sempre a prescrição médica e indicados em situações particulares e por um tempo curto e pré-determinado de tratamento. Todos os profissionais de saúde devem orientar os seus pacientes ou alunos em relação aos perigos da automedicação.

Então galera, a historia de que “sem dor não há resultado” pode até ser verdade, mas vamos respeitar o limite de cada um e fazer os descansos adequados para que os resultados de seu programa de treinamento seja só sucesso!


Um comentário em “ANTI-INFLAMATÓRIOS X ATIVIDADE FÍSICA

    Ana Lúcia Germano disse:
    31/10/2013 às 8:55

    Adorei o post, Sandrao!! Explicou tudo!!

    Curtir

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s