BCAA – Qual a sua importância?

Um dos assuntos que mais se ouve nas academias é o que deve se tomar como suplemento. E cada “nutricionista de plantão” tem alguma coisa pra indicar. Hoje iremos falar sobre o BCAA, amado por uns e ignorado por outros, mas que é um forte aliado para otimizar o ganho de massa muscular e a recuperação no pós-treino. Veja só:

BCAA é a abreviação de “Branch Chain Amino Acids” que significa “aminoácidos de cadeia ramificada”. Eles estão entre os suplementos mais importantes para qualquer programa nutricional esportivo pois são indispensáveis para a manutenção e o crescimento muscular. Além de construir células e reparar tecidos, ainda são responsáveis por formar anticorpos, fazem parte do sistema hormonal e enzimático, formam RNA e DNA e ainda transportam oxigênio pelo corpo.

Existem cerca 20 aminoácidos responsáveis pelas funções vitais e a construção dos músculos, classificados como essenciais e não-essenciais. Os aminoácidos essenciais são provenientes da alimentação e os não-essenciais são produzidos pelo organismo. O BCAA é formado pela combinação de 3 aminoácidos essenciais: L-Valina, L-Leucina, L-Isoleucina.

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Ao realizar treinos intensos com pesos, provoca-se um estado altamente catabólico para o corpo. Então, ele passa a “roubar” os aminoácidos que estão presentes nos músculos para suprir a demanda energética, resultando em perda de massa muscular. O sinal para o corpo interromper a síntese de proteínas nos músculos e começar a entrar no estado catabólico é justamente a liberação desses BCAA’s “roubados” dos músculos. Quando os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) são fornecidos em doses adequadas, especialmente durante esses períodos de estresse, faz com que esse sinal não seja dado, e consequentemente os músculos continuem a sintetizar proteínas e não entrem em catabolismo.

Outro ponto importante dos BCAA’s é que são capazes de estimular a produção de insulina (hormônio produzido pelo pâncreas, com função anabólica), que permitirá que o açúcar do sangue seja absorvido pelas células musculares, usando-o como fonte de energia. Essa produção de insulina faz com que os aminoácidos penetrem mais facilmente nas células musculares, para que possam servir de matéria-prima na construção dos músculos.

Mesmo com todos esses aspectos positivos, muitos atletas e fisioculturistas ignoram a importância da suplementação com BCAA talvez por desconhecerem alguns co-fatores que são decisivos na eficacia desse suplemento na busca de melhora na performance e da hipertrofia:

1) Cromo: sob a forma “picolinato de cromo”, aumenta a eficácia da insulina que é o elo mais importante no processo de construção muscular. O cromo aumenta a síntese de proteínas no corpo, além de promover a absorção intracelular dos aminoácidos livres presentes no sangue e sua assimilação pelas células. Ainda retarda a taxa de degradação de proteína pelo corpo dentro das células. Por isso é muito importante aliar o Cromo à suplementação de BCAA.

2) Vitamina B6: é fundamental no metabolismo de aminoácidos. O transporte de aminoácidos para o interior das células depende muito do fornecimento adequado de vitamina B6.

3) Vitamina B12: é um nutriente solúvel em água e bastante importante que deve estar sempre presente no metabolismo da proteína e na síntese dos aminoácidos.

4) Biotina: possui um papel de destaque na síntese de proteína e na formação de glicogênio.

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A dosagem ideal a ser ingerida, segundo os estudos nessa área, indicam que com 4-8 gramas de BCAA antes dos exercícios intensos e 4-8 gramas depois, você poderá otimizar seus resultados de crescimento muscular. Caso seja ingerida uma quantidade menor também haverá resultados positivos, porém se você precisar de um desempenho melhor e uma recuperação mais rápida, será necessária uma dosagem maior para uma melhor eficiência.

Ingerir os BCAA’s imediatamente antes ou durante um treino intenso com pesos ou um treino aeróbico ocorre melhora em seus resultados e seu desempenho. Outra forma de acelerar a recuperação muscular e até mesmo prevenir o overtraining, é tomar os BCAA’s junto da alimentação pós-treino ou de um drink de recuperação. Assim irá ajudar na reposição mais rápida de BCAA nos músculos e otimizar os objetivos.

Qualquer pessoa que deseja ganho muscular, melhora de performance, sem qualquer efeito colateral, deve considerar seriamente incorporar a suplementação de BCAA’s em sua dieta.


Um comentário em “BCAA – Qual a sua importância?

    Energia Corporal Suplementos disse:
    05/10/2013 às 1:26

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