BIOTIPOS FÍSICOS

Sexta-feira passada finalmente acabou a maratona indor a qual falei que estava participando. Durante as quatro últimas semanas corri o máximo que podia na esteira e fui melhorando minha kilometragem a cada corrida. No último dia a minha melhor marca foi de 6km em 30 minutos. Fiquei muito feliz até chegar outro participante falando que fez 7km.
Só não fiquei mais chateado pelo fato de seu SOMATOTIPO ser totalmente favorável para corrida e o meu não.
Mas o que são SOMATOTIPOS?
A classificação foi dada em 1940 pelo Dr. Willian H. Sheldon, que com estudos classificou o corpo humano em 3 tipos. SOMATOTIPO é o formato do corpo de cada pessoa definido pela genética estrutural músculo-esquelética também conhecida como'”BIOTIPO”. Dessa forma podemos identificar pessoas que tem maior facilidade de acumular ou não gordura e perda ou ganho de massa muscular.
O biotipo pode sofrer uma mudança ao se expor às influências externas como: alimentação, exercícios, hábitos diários e cirurgia. Porém essas mudanças, dependendo do que a pessoa deseja, não será tão satisfatória.
No Brasil como temos muitas misturas de raças é difícil encontrar uma pessoa com o biotipo totalmente puro.
Vamos ver os biotipos existentes e entender por que se torna difícil ou até impossível chegar em determinadas formas físicas.
Cada pessoa possui um biotipo próprio que não pode ser alterado, divididos em três tipos:

20131119-011419.jpg

1- Ectomorfo: pessoas mais altas, com o metabolismo mais acelerado são magras com muita dificuldade de ganhos de massa corporal, tanto gordura quanto músculo, tem estrutura óssea estreita, cintura fina e peitoral estreito. Quando treinam atingem uma ótima definição muscular, sem muito volume.
Recomendados exercícios com peso para ganhar ou manter a massa muscular.

20131119-011136.jpg

2- Mesomorfo: pessoas com facilidade de ganhos e de massa muscular ou gordura, boa postura e geralmente é simétrico, tem uma estrutura óssea mais larga, cintura estreita e peitoral largo.
Pessoas com esse biótipo, conseguem resultados mais rápidos com dieta equilibrada e com os exercícios físicos.

20131119-011233.jpg

3- Endomorfo: pessoas naturalmente pesadas com metabolismo mais lentos por causa disso tem grande facilidade de ganhar peso, porém maior parte é de gordura.
É muito importante que pessoas com esse biotipo façam exercícios físicos e tenham uma alimentação correta.

20131119-011314.jpg

Então vamos nos alimentar e treinar de maneira correta, respeitando o seu biotipo. Estabeleça metas possíveis para não se desmotivar futuramente.

20131119-012403.jpg


Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s