CASEÍNA

Tem dias que não é só após o treino que sinto uma fome animal! Parece que tudo o que como de acordo com o meu plano alimentar não está sendo o suficiente. Então o que faço nesse momento? Devo comer mais e acabar com todo o trabalho do meu Nutricionista? Acho que não… Melhor tomar uma caseína, o que você acha?

A caseína é um dos suplementos mais procurados, e talvez que gere mais polêmica. Alguns a defendem e outros a condenam. Vejamos porque ao longo deste post.

Alguns profissionais levantam o seguinte questionamento: por que usar a caseína se além de inflamatória, tem menor ação anabólica quando comparada ao whey isolado ou hidrolisado ou de soja e custam o mesmo preço? Outros defendem pelo fato de sua degradação ser lenta, evitando o catabolismo noturno.

Para entender melhor, convido-o para uma comparação. Muitos foram os estudos realizados que levantaram argumentos para tentar justificar a prescrição do uso da caseína em grande escala. Alguns deles referem-se às seguintes características da caseína:

– Evita o catabolismo noturno
– Obtém liberação gradual
– Tem uma proteína muito boa
– Possui um bom valor biológico
– Promove saciedade
– Apresenta ação inflamatória

Segundo a imagem abaixo, que mostra a distribuição de whey, de 1 litro de leite, 87% são líquidos e somente 13% são sólidos, sendo que destes:

IMG_0986.PNG
– 80% são caseína, proteína que beneficia o bezerro

– 20% são whey, cujas frações de proteína são compatíveis com o ser humano

Esses 20% do whey são do suplemento de péssima qualidade, carregado de lactose e gordura, chamado de “switch whey”. Para se fazer 1 kg desse whey ruim, são necessários mais de 200 litros de leite, e para que esse whey se torne filtrado, isolado, hidrolisado, de qualidade, são necessários 2 mil litros. Com esses dados, pode-se concluir que whey protein de boa qualidade não tem como ser barato! Fato.

A digestão da caseína pode demorar mais do que o dobro do tempo para promover a síntese protéica e a absorção dos aminoácidos essenciais pelo organismo do que o Whey Protein que já estamos acostumados a consumir depois do treino e caracterizada pela sua rápida absorção. Enquanto o whey pode se manter ativo por até 3 horas, a caseína pode levar de7 a 8 horas de ação, pois ela é sensível ao pH acido do estômago, fazendo com que sua absorção seja gradativa e prolongando a liberação dos aminoácidos na corrente sanguínea.

Normalmente a caseína já é consumida numa dieta que tem o leite e seus derivados, por constituir 80% das proteínas do leite. Não devemos deixar de lembrar que um dos seus maiores benefícios é a grande concentração de glutamina que apresenta em sua composição. Mais do que no ovo, soja e no próprio whey. Esse aminoácido pode ajudar na recuperação dos músculos durante e após um treino intenso e reforçar o sistema imunologico. Leia mais sobre a Glutamina também nesse Blog!

IMG_0990.JPG
No intestino, a caseína forma um gel que regula o tempo de passagem das proteínas e otimiza a absorção dos aminoácidos. No cérebro, poderia ser classificada como a proteína mais excitante devido a sua relação de Tirosina para Triptofano de quase 5:1. A tirosina é o aminioácido precursor dos neurotransmissores de excitação no cérebro enquanto que o triptofano é de relaxamento; sendo assim, a caseína poderia causar bons estímulos nos dias de treino! Ela ainda possui um nível muito bom de aminos glucogênicos como treonina, glutamina e arginina. Esses aminos glucogênicos contribuem para a produção de glicose e energia durante o exercício e demonstram um benéfico efeito anti-catabólico no músculo pelo fato da arginina ser um dos precursores de GH e contribuir para o anabolismo.

Os praticantes de musculação sabem da importância de se manter um estado anabólico para o ganho de massa muscular, por isso podem fazer uso da caseína antes de dormir devido ao tempo que leva para ser absorvida pelo organismo. Assim poderão dormir tranquilos sem se preocupar no longo tempo sem se alimentar (cerca de 8h de sono) e evitar o efeito catabólico nesse período. A caseína micelar também pode ser consumida no pós-treino, já que muitas marcas adicionam albumina e até whey protein em sua composição. Normalmente nas embalagens vem sugerindo a dosagem a ser consumida, porém, é mais seguro que converse com seu Nutricionista para que ele indique a quantidade necessária que seu corpo precisa!

IMG_0987.JPG
Leia os outros post nesse blog que falam de outros suplementos como whey, glutamina BCAA entre outros suplementos que podem dar um upgrade nos seus resultados!


Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s