DEXTROSE / MALTODEXTRINA

Se tem algo que me confunde são esses dois suplementos, eles têm basicamente a mesma função, porém dependendo do momento em que se faz uso terá uma melhor resultado. Antes de tudo, nesse post, mais uma vez ressaltaremos a importância do carboidrato como fonte de energia primária para exercícios de força e em exercícios de longa duração. A glicose é o carboidrato principal nessa produção de energia e ela é armazenada nos músculos e no fígado sob a forma de glicogênio. Durante o esforço físico, o glicogênio armazenado é quebrado em partes menores (glicose) e utilizada pelas células musculares para garantir a execução da sessão de treinamento. Quando ocorre a queda da quantidade de glicogênio, a suplementação com carboidratos como a dextrose e/ou a maltodextrina se tornam importantes para a melhora do desempenho.

20131127-001843.jpg

Então vamos entender qual é a diferença entre a dextrose e a maltodextrina:
A dextrose ou glicose é um carboidrato simples e é a fonte principal de energia do corpo. É o açúcar principal que o corpo produz a partir de 3 elementos provenientes dos alimentos: a proteína, a gordura e, predominantemente, do carboidrato. A dextrose, por ser um carboidrato simples com o alto índice glicêmico, é digerida rapidamente, estimulando a liberação da insulina.
A maltodextrina é um carboidrato complexo e que contém polímeros de dextrose/glicose, compostos de açúcar unidos, que são mais fáceis para o corpo assimilar e usar. Sua digestão se torna um pouco mais lenta que a da dextrose.

20131127-002206.jpg

O Índice Glicêmico indica como um carboidrato eleva a glicose no sangue e, conseqüentemente, a insulina. Em outras palavras, quanto maior ele for, maior será o pico de insulina. E quanto maior o pico de insulina, maior será o transporte de nutrientes para dentro das células, como proteínas, creatina, glutamina, bcaas, entre outros nutrientes. Por esse motivo, a malto e a dextrose são utilizados no pós-treino junto de whey, creatina etc. Tanto a dextrose quanto a malto possuem um índice glicêmico elevado.
Resumindo, as diferenças entre malto e dextrose são mínimas. Se o seu objetivo for usar dextrose ou malto para a reposição do glicogênio que foi perdido durante o treino e elevação da insulina para aumentar a absorção de outros nutrientes como proteína, tanto uma como outra vai conseguir fazer o trabalho com total eficiencia. Porém se a dúvida persistir com qual delas você terá melhores resultados, faça como a maioria dos fisiculturistas, prepare uma dose com 50% de cada uma que no final tudo dará certo.


Um comentário em “DEXTROSE / MALTODEXTRINA

    Energia Corporal Suplementos disse:
    27/11/2013 às 0:42

    Esses e outros suplementos a preços imperdiveis e com entrega rapida em http://www.bodynet.com.br/energiacorporal

    Curtir

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s