DIETA DA PROTEÍNA

O verão está chegando e com ele surge a famosa fórmula : PROJETO VERÃO = DIETA + EXERCÍCIOS FÍSICOS. Essa fórmula poderia ser perfeita se as pessoas não quisessem o resultado pra ontem e deixassem de lado as maluquices para chegar a um peso que consideram ideal… Sem orientação profissional, buscam as manchetes bombásticas das revistas que prometem perder 30kg em uma semana. Quanta ilusão!
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Esse desespero para emagrecer e chegar ao corpo ideal, levam as pessoas a seguir uma infinidade de dietas que podem causar mais prejuízos que benefícios para o corpo. Hoje a Nutricionista Lilian Canassa Terada irá explicar sobre a “Dieta da Proteína”. Vamos lá:

“A ‘Dieta da Proteína’ geralmente tem destaque nos programas de emagrecimento, por proporcionar maior redução de peso rápido. Todavia, a redução de peso e gordura corporal alcançada por meio da restrição energética e aumento absurdo da proteína, quase sempre são acompanhados pela diminuição dos músculos, por ser ela utilizada como fonte de energia. Função essa que são dos carboidratos. A exclusão deles como recomendado pela “Dieta da Proteína” pode promover quadros de tonturas, fraqueza e desmaios.”

Ou seja, o carboidrato é a fonte principal de energia para as funções do corpo como abordamos no post “A importância do carboidrato no esporte”. Sem ele, para que se “queime” a gordura, o organismo acaba usando o seu músculo como fonte de energia. Resultado: cada vez menos músculos e a gordura diminui muito pouco. Por aí já se vê que algo está errado. As tonturas e fraquezas são sinalizadores de que algo não vai bem.

A Nutricionista Lilian ainda ressalta que “devido ao elevado consumo de alimentos de origem animal, como carnes e produtos lácteos, a quantidade de gorduras saturadas e colesterol ingeridos são muito elevados, o que contribui para aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL-colesterol) e favorecer ao entupimento de vasos sanguíneos, podendo acarretar em quadros de aterosclerose, e aumento do risco de infarto, AVC além de sobrecarga renal. A digestão também é prejudicada, pois alimentos ricos nesses nutrientes apresentam uma digestão mais complexa, o que os deixa no estômago por mais tempo, favorecendo o desconforto gástrico.”
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Se o emagrecimento é o principal objetivo, o mais importante é que a redução de peso seja gradual e de forma saudável. Somente o Nutricionista é capaz de dosar as quantidades de cada nutriente. Ela ainda lembra que “o uso de suplementos protéicos associados a programas de treinamento com pesos, demonstra aumento nos níveis de força muscular, conseqüentemente, proporciona hipertrofia. Porém a suplementação só deve ser recomendada por um nutricionista ou médico que irá orientar a quantidade e os horários adequados. Caso a pessoa tome a quantidade em horário inadequado o efeito da suplementação poderá ser inversa. Existem evidências de que a dieta com maior proporção de proteína aumenta a perda de peso rápida. Porém, existem efeitos colaterais preocupantes associados e mecanismos envolvidos com as dietas com maior proporção de proteína.”

Então galera, nada de ficar inventando dieta para emagrecer sem consultar um profissional. A Nutricionista Lilian poderá responder às dúvidas que ainda ficarem pendentes, ok?

E não espere chegar às vésperas do verão para buscar o corpo ideal. Faça do Projeto Verão o seu PROJETO DE VIDA!

Lilian Canassa Terada
Nutricionista Esportiva
CRN 19696


2 comentários em “DIETA DA PROTEÍNA

    Rebeca brum disse:
    07/01/2015 às 9:21

    Adorei as dicas, poderia colocar uma série junto as informações nutricionais. Acho que ajudaria, minha intenção aumentar massa diminuindo a porcentagem de gordura.

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      escolhaseucorpo respondido:
      11/01/2015 às 20:47

      Olá Rebeca! Normalmente quem faz treino de hipertrofia realiza de 3 a 4 series de 10 a 8 repetições. A estrutura de um treino vai de acordo com a avaliação que o Personal faz do aluno onde levamos em conta o histórico de atividade física e histórico clinico do aluno. Outro ponto importante é a divisão do treino pelos dias da semana que terá disponibilidade para treinar. Tudo é muito individualizado pois cada pessoa tem um potencial.
      Caso esteja interessada em informações mais especificas para o seu caso, favor nos enviar um email para contato@escolhaseucorpo.com que entraremos em contato com você.
      Até breve!

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