Emagrecimento

Durante a faculdade fiz uma pesquisa com alunos de outros cursos para identificar o grau de satisfação que cada um tinha com o próprio corpo. Mostrei uma foto de um corpo atlético tanto para os homens quanto para as mulheres e todos disseram que não tinham a menor vontade de ficar com aquela forma física. Foi quando relatei que tínhamos um “suplemento” que deixava a pessoa daquele jeito sem exercícios e dieta. Então veio a surpresa: todos queriam tomar o suplemento. Na verdade, todos querem um corpo bonito, mas poucos se esforçam pra isso.
Não é a toa que quando alguém fala em iniciar uma dieta, a primeira idéia que vem à cabeça é de uma longa sessão de tortura e privações. Mas olha só, a cada dia que passa, temos um número maior de obesos e pessoas com sobrepeso em TODAS as faixas etárias. Em casa ou fora dela, ao escolher as refeições, preferem as frituras, os doces, os refrigerantes, as bebidas alcoólicas etc. Tudo isso é um campo minado para a boa saúde, pois comer bem e de forma saudável não é tão difícil assim. Alimentar-se é fonte de prazer, mas, acima de tudo, constitui a fonte de energia e nutrientes para o organismo.
Um cardápio sem sabor e altamente restrito significa o caminho oposto para o emagrecimento saudável. Mesmo porque ninguém consegue levar isso adiante por muito tempo.
Emagrecer só para entrar naquela calça 38 levam milhares de mulheres a cometer as maiores loucuras possiveis e imaginarias! Só de pensar me dá arrepios! Os homens também não estão fora dessa estatística e também colocam em pratica muitas dietas mirabolantes.
Mas infelizmente não existem fórmulas mágicas nem o “suplemento” citado no inicio do texto. Se realmente quer emagrecer, o caminho é alimentação saudavel, atividade física, paciência e persistência! Emagrecer lentamente pode ser desestimulante, mas só assim pra obter resultados permanentes. Resultados rápidos são sinônimo de tentativas frustradas, pois da mesma forma que ele vem rápido, pode sumir mais rápido ainda!

20131006-002734.jpg
O metabolismo é quem propicia todas as mudanças físicas e químicas em nosso corpo. A taxa metabólica reflete a velocidade que nós usamos a energia armazenada. Esta taxa é influenciada por muitos fatores, incluindo genética, sexo, secreção hormonal, composição corporal, biotipo e idade. O metabolismo provoca as mudanças no corpo através do equilíbrio entre a quantidade de calorias consumidas e gastas através da alimentação balanceada e exercicios físicos.
Precisamos esclarecer que emagrecer não significa só diminuir os números da balança, mas provocar uma mudança na sua composição corporal. Mais massa magra e menos gordura corporal. Ou seja, para cada faixa etária, existe um percentual ideal de gordura que mantém algumas atividades vitais do organismo.
Para que você não entre em nenhuma dieta maluca e nem saia correndo por aí de moletom grosso, em jejum e no sol do meio-dia, separamos algumas dicas para um emagrecimento saudável e permanente:

20131006-002219.jpg
– Não tenha pressa. Lembre-se de que o que vai rapido também volta rapido e ninguem quer participar de mais uma tentativa frustrada. Se está acima do peso, tenha calma ao buscar um resultado satisfatório e duradouro.
– Corrija gradativamente a sua atitude em relação aos alimentos. Não precisa eliminar tudo de uma vez. Faça seu corpo se acostumar aos poucos com a ausência das guloseimas. Não exclua de um dia para outro aquele alimento que só de pensar dá água na boca. Na verdade, nunca o exclua, mas saiba quando e quanto pode ingerí-lo.
– Estipule horários para as refeições (de 3 em 3h)
– Consuma frutas no lugar dos doces
– Deixe o seu prato colorido com saladas e legumes presentes diariamente no almoço e no jantar.
– Beba bastante água.
– Pratique regularmente uma atividade física que lhe proporcione prazer
– Tenha a supervisão de profissionais, isso facilitará e ajudará a esclarecer dúvidas

Confie em você! Tenha sempre uma atitude positiva. Estar determinado e confiante é mais do que meio caminho andado para atingir o seu objetivo e não permitir que terceiros interfiram na sua mudança de hábitos para uma vida mais saudável!!!

Leiam também nossos artigos que falam da importância do carboidrato e sobre obesidade


Um comentário em “Emagrecimento

    Juliana Cavalcante disse:
    17/10/2013 às 3:42

    Sandro dei uma olhada no seu blog e adorei , achei meu interessante parabéns viu vc e um cara que merece ir além, pois e muito esforçado e dando o seu melhor bjaooo adorei as dicas!!!

    Curtir

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s