Hidratação

Dias atrás um grande amigo da academia ficou de licença por um motivo muito grave: pedras nos rins. Os motivos que desencadearam esse problema ainda estão sendo investigados, pois existem muitos e só com exames específicos para distinguir a causa. Porém o medico deu uma certeza de que ele não estava se hidratando corretamente.
Geralmente lembramos de nos hidratar em dias quentes e no inverno diminuímos a quantidade de água ingerida, o que traz prejuízo aos treinos.
Durante os treinamentos o corpo perde muita água através do suor que é evaporado pela pele para manter a temperatura em 37graus. Se não houver a ingestão teremos uma desidratação prejudicando nosso desempenho e principalmente a saúde .
Se a atividade for mais aeróbia como: jogos com bola, corrida, ciclismo ou natação essa transpiração será maior.
A água está ligada diretamente a outros mecanismos como: transportar oxigênio para o músculo através dos glóbulos vermelhos, a eliminação do dióxido de carbono, regula pressão arterial, facilita a comunicação neural, deixa a pele mais bonita, humidifica o ar dos pulmões entre muitos outros benefícios.
Quando a pessoa passa muito tempo sem se hidratar costuma aparecer alguns sintomas que indica o inicio da desidratação: fadiga, fome (o organismo confunde sede com fome), cãimbras, urina amarelada ou laranja. Esses são os principais sintomas a serem observados.
Para uma maior absorção é recomendado tomar bebidas isotonicas ( só durante período de treino) pois o sódio ajuda na absorção da água e uma outra dica é tomar água gelada.
A ingestão de água proporciona muitos beneficios como podemos concluir, mas tenho certeza que pouca gente sabe que a água ajuda a emagrecer! Isso mesmo pois tomando água além de reduzir a fome também ajuda no processo de eliminação da gordura.
Então pessoal vamos tomar bastante água para manter o corpo hidratado. O recomendado é de 2 a 4 litros de água diários.
Esse assunto realmente é muito longo mande suas perguntas e duvidas sobre o assunto.
E sobre meu amigo da academia ele esta bem e tomando muita água!!!

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2 comentários em “Hidratação

    Elaine - Personal Trainer disse:
    06/08/2013 às 10:47

    Importantissimo!!! Excelente dica!

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      Fernanda Narezi disse:
      07/08/2013 às 2:00

      Dica importantíssima, Sandrao! E a água ajuda também a levar nutrientes para os músculos, contribuindo para a obtenção dos resultados almejados.

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