Hidratação

Você já bebeu água hoje?

IMG-20210317-WA0013

A grande maioria das pessoas não tem o hábito de beber água. O que a maioria não sabe é que nosso corpo necessita da água para realizar uma série de funções vitais como por exemplo eliminar toxinas, manter as atividades metabólicas normais, a absorção dos nutrientes pelo intestino, entre outras…

Durante os treinos, o corpo perde muita água através do suor que é evaporado pela pele para manter a temperatura em torno de 35 a 37graus. Essa diminuição de água no organismo, quando não é reposta a quantidade necessária, pode causar sérios danos pra saúde e prejudicar seu desempenho durante a prática da atividade física. Um dos problemas que pode ocorrer é a diminuição do transporte de sódio e potássio no músculo, causando as famosas cãibras.

Se a atividade for mais aeróbia como: jogos com bola, corrida, ciclismo ou natação essa transpiração será maior.
A água está ligada diretamente a outros mecanismos como: transportar oxigênio para o músculo através dos glóbulos vermelhos, a eliminação do dióxido de carbono, regula pressão arterial, facilita a comunicação neural, deixa a pele mais bonita, humidifica o ar dos pulmões entre muitos outros benefícios.

Quando a pessoa passa muito tempo sem se hidratar, é comum surgir alguns sintomas que indica o inicio da desidratação: fadiga, fome (o organismo confunde sede com fome), cãimbras, tontura, urina amarelada ou laranja. A sede é primeiro sinal de desidratação. O ideal é ingerir água, mesmo sem sede durante toda a pratica da atividade física e ao longo de todo o dia. Porém é preciso usar sua percepção, durante os treinos, para que você não beba um grande volume de liquido e causar um desconforto gastrointestinal. Essa ingestão deve ser apenas para repor a perda de nutrientes que acontece através do suor e da urina.

Segundo o American College of Sports Medicine (ACSM), o ideal é ingerir aproximadamente 500 ml de líquidos duas horas antes da prática de atividades físicas.

As bebidas isotonicas são recomendadas apenas durante período de treino que exceda 1h, já que não prejudica a distribuição de água pelo organismo e ainda melhora o desempenho físico.

Em relação ao emagrecimento, ingerir um copo de água com meio limão espremido, provoca uma limpeza no seu organismo otimizando a digestão e absorção dos nutrientes. Além de acelerar seu metabolismo, queimando calorias. Ingerir água antes das principais refeições, causa saciedade e você acaba comendo menos. Se você não tem o hábito de beber água, faça um teste de beber um copo de água a cada 40min. Nos primeiros dias será terrível, mas depois o seu corpo se acostumará e você conseguirá identificar vários benefícios, tais como:

  • diminuição de peso
  • menor retenção de liquidos (melhora da função diurética)
  • menos fome
  • melhor funcionamento dos intestinos
  • menor sensação de desconforto gastrico
  • pele mais hidratada
  • maior disposição
  • urina mais clara, sinal de maior eliminação das toxinas

Em geral, beber água é uma atitude bem simples e que traz muitos benefícios como acabamos de ver! Então, para potencializar seu emagrecimento de forma saudável, que tal incluir esse hábito?

20130806-005647.jpg


2 comentários em “Hidratação

    Elaine - Personal Trainer disse:
    06/08/2013 às 10:47

    Importantissimo!!! Excelente dica!

    Curtir

      Fernanda Narezi disse:
      07/08/2013 às 2:00

      Dica importantíssima, Sandrao! E a água ajuda também a levar nutrientes para os músculos, contribuindo para a obtenção dos resultados almejados.

      Curtir

Deixe um comentário