O perigo das férias

Aaaahhh férias…. hummmm…. realmente não tem coisa melhor do que mudar de ares, sair da correria, esvaziar a mente, viajar, descansar, comer muito, beber muito e… opa! e meu corpo como fica? E aquele esforço de um ano inteiro? Vou perder tudo? Emagrecer, engordar ou perder os meus músculos? E agora? E agora?
Calma! Em um mês o corpo tem uma perda de massa e do tônus muscular causando variação no peso corporal devido a uma alimentação desregrada o que pode fazer com que a pessoa engorde e ainda perca parte de seus músculos.

20131001-002132.jpg
Quando se tem uma rotina de dieta e exercicios, o corpo guarda a memória dessa rotina, “estocando” a energia necessária pro próximo dia de esforço físico. Essa energia é o “combustível” do exercício. Isso vai acontecendo da mesma forma que se estivesse treinando. Então vai acontecendo um acúmulo desse combustível e quando não há mais espaço para armazená-lo, começa a ser estocado como gordura. Lógico que aconteceria dessa forma se a dieta fosse mantida, mas isso nunca acontece porque comemos e bebemos várias coisas gostosas que são definitivamente eliminadas do cardápio quando estamos com a alimentação regrada. Assim fica mais um item pra aumentar o estoque das gordurinhas!

20131001-002242.jpg
Mas nem tudo está perdido. Esse período sem treino é facilmente reversível ao retomar as atividades físicas e a alimentação regrada. Porém o maior problema das férias é a “falta de motivação” ao retomar os treinos, essa sim é a grande vilã.
A falta de motivação acontece principalmente em pessoas que não gostam de exercícios e frequentam a academia apenas por um hábito, costume ou por ordens médicas.
É muito comum as pessoas se afastarem da academia após um período longo de férias.
Então vamos combinar uma coisa? Quando marcar suas próximas férias procure lugares em que possa fazer um pouco de exercício, amenizando assim as perdas musculares e não tendo o risco de abandonar as atividades quando voltar. Opções variadas tenho certeza que não irão faltar!!!


Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s