Os efeitos da creatina

O corpo humano é uma máquina maravilhosa onde todos os sistemas devem funcionar sincronizadamente para que tudo esteja bem. Pois é, mas sem energia, ficaria tudo muito difícil. Essa energia normalmente vem dos nutrientes que consumimos através de uma alimentação adequada e que será utilizada para realização de nossas atividades diárias e, claro, durante o exercício físico. Hoje abordaremos um composto cujo uso ainda é bem polêmico e muito perguntado nas academias: a creatina.

Antes de falarmos sobre os efeitos da creatina no treinamento físico, é preciso entender rapidamente o que é e como é utilizada pelo corpo para produção de energia. A creatina é produzida naturalmente pelo fígado com a função de fornecer energia aos músculos. É levada até os tecidos musculares através da corrente sanguínea, convertida e armazenada sob forma de creatina fosfato (PCr). Essa creatina-fosfato é utilizada para a formação da molécula de ATP que é a fornecedora de energia para os músculos quando precisamos realizar algum movimento.

20130930-001910.jpg
Apesar de estar disponível em alimentos como a carne vermelha e peixes, quantidade fornecida é inferior ao que o atleta precisaria. Aproximadamente 95% da quantidade total de creatina que temos em nosso corpo é armazenada nos músculos com fibras de contração rápida. A suplementação de creatina pode ser em pó é indicada somente para atletas que praticam modalidades intensas e de curta duração (corridas de 100m, levantamento olímpico, natação de 50m, fisiculturistas, etc).

Estudos comprovam que a dosagem ideal de creatina varia de 3 a 5 gramas por dia e nenhum alimento é rico o suficiente para fornecer essa quantidade. Portanto, a creatina se consumida sob orientação de um nutricionista, acompanhada de uma alimentação balanceada e treino adequado, pode provocar aumento na musculatura. Isso é possível porque ela dá mais resistência muscular, o treino fica mais pesado, retarda a fadiga muscular, acelera a recuperação para a realização de uma nova série e gera a hipertrofia. Porém esse resultado varia de pessoa pra pessoa e se for consumida em excesso, haverá retenção de líquidos e inchaço dos músculos.

Em relação às atividades de longa duração, a suplementação com creatina não é eficiente e pode causar problemas na performance. Devido a retenção de água intramuscular ocorre o aumento no peso corporal, o que representa um peso a mais para praticantes de corrida, maratonistas e triatletas, por exemplo, que devem ser leves.

Seu uso prolongado pode causar problemas no fígado e nos rins, órgãos que metabolizam a creatina e a removem do organismo. O uso indiscriminado de creatina, tanto pela dosagem alta quanto pela não necessidade do seu uso, sobrecarrega esses órgãos e pode gerar insuficiência hepática e renal.

Resumidamente, podemos enumerar os benefícios da creatina:
– melhora a performance atlética
– aumenta a massa muscular
– benéfico para doenças do foro muscular
– aumento da capacidade aeróbica e da capacidade anaeróbica
– retarda a fadiga muscular e acelera a recuperação

Lembramos que os praticantes de atividade física e atletas de modalidade de longa duração devem manter a alimentação balanceada com o aporte energético para a realização de exercícios. E somente o nutricionista é capaz de prescrever a dosagem correta de qualquer tipo de suplemento para alcançar seus resultados!


Um comentário em “Os efeitos da creatina

    Energia Corporal Suplementos disse:
    31/10/2013 às 21:07

    Acessem nosso site http://www.bodynet.com.br/energiacorporal e confira os melhores preços de suplemento do mercado com entrega rapida e parcelamento em até 10x sem juros em todos os cartões de crédito.

    Curtir

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s