OVERTRAINING

Quem me conhece sabe que sou um Personal Trainer linha dura e minha esposa não é diferente, gostamos de ver o aluno treinando bem e pesado, sem fazer corpo mole pois em uma hora de treino não tem espaço para preguiça. Acho muito legal quando converso com algum aluno(a) que realmente leva o treino a sério! Mas, as vezes, alguns estrapolam e, talvez na busca de um incentivo a mais, eles vêm contar que depois de uma semana inteira de treino intenso, ainda teve condições de correr no sábado e no domingo. Ainda termina a frase assim: “viu só como estou melhorando?” E sem querer jogar um balde de água fria, eu pergunto: “que dia você descansou?” Então o aluno todo orgulhoso responde: “nenhum, não posso desperdiçar um dia de treino!”
Isso seria maravilhoso se o corpo agüentasse tudo isso. Quem leu o post “a importância do sono para o corpo” vai entender melhor o que quero dizer.
A condição de se realizar exercicios além do que seu corpo pode se recuperar é denominada de OVERTRAINING. Essa síndrome apresenta vários efeitos deletérios como febre, dores de cabeça, resfriados freqüentes, contusões, infecções, diminuição de hormônios anabolicos como a testosterona, aumento da concentração do cortisol (hormônio catabólico), depressão, apatia, ansiedade, insônia, irritabilidade, tremor nas mãos, formigamentos, perda de apetite, perda de força, fadiga generalizada, caimbras, entre muitos outros sintomas.

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O overtraining pode atingir tanto atletas quanto simples praticantes de treinamento de força e velocidade. Basta que o seu programa de treinamento esteja excedendo sua capacidade de recuperação. O ideal é que o dia de descanso seja encarado como parte do treino. Então não se perde tempo descansando, mas ganhando tempo para o melhor desempenho. Os seu músculos precisam de tempo não só para se recuperarem mas também para desenvolverem.
Inclua atividades de lazer com a família e os amigos para relaxar também a mente! Quais atividades de lazer você tem realizado em seu DAY OFF? Vamos fazer uma lista de opções para ajudar nossos colegas que se encontram em overtraining e não conseguem pensar em nada? Aguardo sugestões!

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2 comentários em “OVERTRAINING

    Leticia Gallo disse:
    11/01/2015 às 21:45

    Adorei o post….. 👏👏👏

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    Andre De Vita disse:
    20/08/2013 às 4:22

    Sandrao, parabens pelo blog. Esta bem bacana, interessante e de facil leitura. Abraco, Andre De Vita

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