POR QUE AS PESSOAS FUMAM?

Ao andar pelas ruas, observamos várias pessoas fumando e jogando as bitucas no chão. Então fica uma pergunta: “Por que a pessoa fuma??” Deve ser algo que realmente cause uma sensação muito boa pois uma coisa que já está confirmado pela ciência que traz diversos males à saúde, não dá pra entender como ainda insistem nisso! Você sabia que em cada tragada são inaladas 4.700 substâncias tóxicas?  

 

Entre elas, três são consideradas as piores: 

1ª) Nicotina: chega muito rápido ao cérebro causando dependência, problemas cardíacos e vasculares, diminui a espessura dos vasos sanguíneos tendo o coração como órgão mais afetado. A nicotina aumenta os níveis de colesterol, eleva a pressão arterial e a frequência cardíaca em 30%. Então, a cada tragada, o fumante se torna um alvo fácil para o infarto.

2ª) Monóxido de carbono (CO): isso mesmo! É a mesma substância que sai do escapamento dos carros que se combina com a hemoglobina do sangue e acaba reduzindo a oxigenação sanguínea. Já que a nicotina diminui a espessura dos vasos sanguíneos, o monóxido de carbono reduz a concentração de oxigênio no sangue. Uma dupla mortal! Sendo assim, o fumante está mais sujeito a vários problemas relacionados à circulação, como aneurismas (protuberância no vaso sanguíneo que favorece o derrame), tromboses (entupimento de vasos), varizes e até uma doença chamada tromboangeíte obliterante, que afeta as extremidades do corpo, podendo levar à amputação de membros.


3ª) Alcatrão:
em sua composição apresenta polônio, chumbo e arsênio que são produtos cancerígenos tornando-o responsável pelo câncer de boca, estômago e laringe.  

 
A pessoa que fuma fica com o hálito horrível, pois a fumaça irrita a gengiva facilitando o surgimento de cáries e as papilas gustativas são afetadas (modificando o paladar). Para quem não fuma, a fumaça é extremamente desagradável, pois além do cheiro não ser bom, a fumaça também o prejudica com suas várias substâncias nocivas que fazem os tecidos dos pulmões perderem a elasticidade e destruição parcial da estrutura desses órgãos. Imagina pra quem está fumando. Mais de 80% dos óbitos por bronquites, enfisema e câncer de pulmão estão associados ao cigarro. 

 

Em amostras do alcatrão que compõe o cigarro, existem resíduos de um agrotóxico chamado DDT que irrita as paredes do estômago e pode levar o fumante a sentir náuseas. Uma parte dessas substâncias tóxicas é metabolizada no estômago, o que pode gerar gastrite, úlcera e até mesmo câncer.

A única vantagem de namorar ou se casar com um fumante é que quando seu (sua) parceiro(a) estiver longe pode-se lamber o cinzeiro para matar a saudade!!!

Apesar de não ser o assunto principal desse post, o que gostaríamos realmente de entender é: “POR QUE O FUMANTE JOGA AS BITUCAS DE CIGARRO NO CHÃO?” Além de todas as campanhas que existem sobre os prejuízos que o cigarro causa à saúde, ainda prejudicam também o meio ambiente. E em relação aos tipos de lixo, a bituca de cigarro parece ser inofensiva quando lançada nas ruas e avenidas, no entanto, o estrago que esse pequeno objeto causa é muito maior do que muita gente imagina. Para se ter uma ideia, o tempo de decomposição de uma bituca jogada na rua pode chegar a até cinco anos. Sem contar o fato de que ela contém mais de 4.700 substâncias tóxicas que prejudica o solo, contamina rios e córregos, entope tubulações e bueiros, além de ser um dos fatores que causa as enchentes. Essa relativa demora na decomposição se deve ao fato de que 95% dos filtros de cigarros são compostos de acetato de celulose, de difícil degradação.
Lendo tudo isso que escrevemos aqui, esperamos que, você fumante, pense um pouco antes de acender um cigarro e se decidiu acender NÃO JOGUE A BITUCA NO CHÃO!  

 


Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s