POR QUE TREINAR??

Quando criança eu era bem gordinho e lógico que também sofria muito bulling por causa disso. Na adolescência também estava gordinho, mas já com uma ideia de começar a treinar, assistia filmes do Arnold e queria ficar igual. Um dia, meu amigo me levou até a academia onde ele treinava e isso mudou a minha vida. Lógico que, na época, minha ideia era treinar para mudar minha estética. Mas o treinamento físico tem muitos outros benefícios que vamos comentar neste post.

Quantas campanhas vemos, hoje em dia, sobre os benefícios da prática de exercícios físicos para a saúde? Academia de ginástica tá igual igreja: uma a cada esquina. E ainda assim, sabe quantas pessoas são adeptas a estilo de vida ativo? De acordo com uma pesquisa recente realizada pela IHRSA, apenas 2% da população brasileira pratica atividade física, sendo o Brasil o sétimo no ranking mundial. Normalmente as pessoas querem resultados rápidos e acabam desistindo quando percebem que o resultado está demorando ou ficando difícil de alcançar. Na verdade, os resultados só aparecem a longo prazo, por isso é importante iniciar a prática de atividade física desde a infância.

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Mesmo com a mídia falando sobre os benefícios das atividades físicas a maioria das pessoas ainda inventam desculpas. Quem é que nunca ouviu essa frase: “bons tempos quando eu tinha tempo para praticar atividade… Hoje não tenho tempo, meu trabalho me consome e fico muito cansado pra ir pra academia.” Ou então: “Não tenho tempo nem dinheiro”. Até dói meus ouvidos quando escuto essas desculpas! Sabe por que? Porque qualquer atividade física moderada é benéfica ao ser humano. Quando nos exercitamos, o nosso organismo libera a endorfina, um hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Conseguimos um aumento do tônus muscular, da capacidade cardiorrespiratória e retardamos o envelhecimento. E opção é o que não falta! Quem não tem dinheiro pode fazer qualquer atividade ao ar livre: caminhada, corrida, usar as academias populares instaladas em várias praças, andar de bicicleta, etc.. Quem pode frequentar uma academia pode escolher por aulas dança, ginástica em grupo, lutas, natação, musculação, etc… Ou escolas de esporte ou clubes para prática de esportes coletivos. Manter uma vida ativa pode reduzir consideravelmente os riscos de doenças, além de contribuir para uma melhor formação do corpo, bem estar, mais disposição e melhora da qualidade do sono. Para muitos, serve como busca de um corpo perfeito, já outros acreditam que as atividades físicas são as melhores armas para a manutenção de uma vida relativamente saudável.

Existem exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Os aeróbicos têm como finalidade principal melhorar nossa capacidade cardiorrespiratória e evitar o acúmulo excessivo de gordura corporal. Para isso, os exercícios propostos devem ser realizados com duração e frequência cardíaca pre-determinada para cada pessoa e objetivo. Já os anaeróbicos proporcionam o aumento do tônus muscular e fortalecimento como a musculação, a ginástica localizada e o pilates. O interessante é tentar unir as duas categorias.

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A falta de atividade física (sedentarismo) aliada aos fatores de risco (tabagismo, álcool, doenças genéticas, comida gordurosa e em excesso etc) poderá levar uma pessoa a desenvolver distúrbios metabólicos sérios como obesidade, diabetes, colesterol elevado e distúrbios hemodinâmicos como hipertensão arterial.

Praticar exercícios não é luxo nem algo que seja reservado somente aos que pretendem benefícios estéticos. Afinal, nem todo mundo pode ser um Arnold Schwazzneger ou virar uma Panicat como explicamos no post “BIOTIPOS FISICOS”. O exercício físico é um instrumento poderosíssimo que pode melhorar a saúde de todos nós de uma forma geral. Eu sempre digo que deve ser incorporado à rotina como acordar, tomar banho, escovar os dentes e comer. Deve ser algo que nos acompanhe por toda a vida, desde a infância até a terceira idade. Desta forma, não somente viveremos mais, mas também viveremos melhor e mais felizes.

A musculação deve ser encarada como atividade-base. E quanto mais velhos ficamos, mais necessária ela se torna. O problema é que muita gente “AINDA” acha que essa prática só serve pra ficar musculoso. Grande engano! A musculação tem aplicação muito individualizada e busca objetivos diversos como os estéticos, de reabilitação ou fortalecimento, manutenção da saúde, emagrecimento, manutenção da saúde, melhora da performance para atletas, melhora autonomia de idosos para a prática das atividades diárias enfim, se eu for listar tudo, vou ficar aqui até amanhã! Mas você pode enviar suas duvidas que responderemos.

Bom, só pra finalizar, após um período fazendo musculação e praticando artes marciais cheguei ao corpo ideal com uma saúde ótima e disposição invejável.

Diante de todos esses benefícios e as mudanças que tive, conte-nos como a prática de uma vida mais saudável com exercícios mudou a sua vida. Estamos aguardando!


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