Pular corda: exercício e diversão

Quem passou pela infância sem brincar de pular corda, deixou de experimentar uma brincadeira muito divertida. Já quem brincou, não esquece nunca mais. Pode até demorar um pouco para adquirir a coordenação, mas facilmente conseguirá rever os “velhos e bons tempos”. Na verdade, esta é uma das brincadeiras de criança que é utilizada como exercício e treino por muitas pessoas, principalmente porque envolve todo o corpo gerando grande queima calórica e significativo aumento do condicionamento cardiorespioratório. Pular corda é um ótimo exercício, mas que exige um bom nível de condicionamento físico.

20131112-235312.jpg
Se este não é o seu caso, você pode iniciar alternando a sessão de exercícios de corda com outras atividades como caminhada vigorosa, bicicleta, subir e descer escadas, entre outras até melhorar o condicionamento. A questão do impacto dessa atividade deve ser considerada pois se praticada de forma inadequada pode causar danos às articulações inferiores (joelho e tornozelo). Após adquirir a técnica associada ao uso de um bom tênis, o impacto deixará de causar problemas para essas articulações. Realizar massagens nas pernas de baixo para cima ajuda a aliviar o cansaço das pernas e ativa a circulação dos membros inferiores.

Esta atividade é muito utilizada por atletas (geralmente boxeadores e lutadores) como aquecimento e treinamento cardiorespiratório, além de estar presente em aulas de academia, como circuitos ou ganho de condicionamento físico. Pular corda fortalece as coxas, panturrilhas, abdome e braços, além de melhorar o ritmo, a coordenação e o equilíbrio.

* Quem NÃO deve praticar:
– Indivíduos que apresentam lesões de joelho ou em qualquer articulação dos membros inferiores por ser uma atividade de impacto.
– Pessoas que estejam muito acima do peso. Tais indivíduos sentirão um tremendo desconforto ao pular corda por aumentar bastante o impacto nas articulações, principalmente dos pés. Não é aconselhavel.
– Portadores de problemas circulatórios como varizes e cardíacos.

20131112-235545.jpg
* Benefícios:
1. É uma atividade de trabalho corporal total, fortalecendo grandes grupos musculares superiores e inferiores, embora priorize músculos da perna e glúteos;
2. Geralmente, queima mais calorias e é mais eficiente na melhora da capacidade aeróbia que os exercícios aeróbios convencionais como a corrida ou caminhada, por exemplo, protegendo contra doenças cardíacas, metabólicas e hemodinâmicas;
3. É eficaz tanto para o sistema aeróbio quanto anaeróbio, dependendo do nível do praticante e de como é utilizada;
4. É um dos melhores exercícios para melhorar agilidade, força vertical, equilíbrio e coordenação geral.
5. Ótimo exercício de base para atividades que utilizam muito os pés, como: tênis, esqui, basquete, futebol, etc.
6. Eficaz no tratamento da Celulite;
7. Exercício fantástico no combate a osteosporose;
8. O gasto Calórico é, em média de 500-800 kcal por hora, de acordo com a intensidade aplicada.

20131113-000257.jpg

Pular corda é uma modalidade muito dinâmica e pode ser realizada em qualquer lugar. Se praticada por, pelo menos, 20 minutos diários é possível obter um bom resultado. Mas lembre-se de que deve-se começar aos poucos até dominar a técnica e alcançar os 20 minutos. Escolha o local de sua preferência ou disponibilidade e VAMOS TREINAR!!!


Um comentário em “Pular corda: exercício e diversão

    Gisele Mariano disse:
    13/11/2013 às 9:41

    Há pouco tempo comprei uma corda e estou adorando. Faço, pelo menos, 30 minutos, intercalando com abdominais ou cama elástica.
    Para mim, que tenho dificuldades em me adaptar a exercícios, está sendo ótimo!

    Curtir

Deixe um comentário