Refrigerantes

Recentemente li nos jornais que uma pessoa teve um grande problema de saúde após ter ingerido um refrigerante de uma marca muito conhecida. Isso me fez lembrar da minha infância. Antigamente era normal a família se reunir aos domingos para um almoço e a bebida preferida normalmente era o refrigerante. Principalmente lá em casa! E esse tema de hoje foi pedido há um tempo atrás pelo meu aluno Li. Percebendo que esse meu aluno gosta muito de refrigerante, pesquisei sobre o assunto e trago aqui a resposta para as duvidas do Li e de várias outras pessoas que acompanham nosso Blog.
O refrigerante não traz nenhum benefício! Não apresenta valor nutricional, tem muita cafeína, corantes, sódio e uma taxa de açúcar enorme.
Quando ingerimos uma lata de refrigerante, em media, estamos consumindo uma quantidade de 8 a 10 colheres de chá de açúcar. Ou seja, uma quantidade muito maior que a recomendada diariamente. Segundo a Organização das Nações Unidas, a Organização de Agricultura e Alimentos (FAO) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doses diárias de açúcar não deveriam ultrapassar 10% do total de calorias consumidas no dia. “Cada colher de sopa de sacarose contém cerca de 80 calorias. O que significa algo em torno de três ou quatro colheres de chá diárias”.

20130919-235107.jpg
Bom, mesmo essa bebida sendo muito doce, por que nao sentimos esse sabor doce de forma exagerada? A resposta está em outro componente químico chamado ácido fosfórico que reduz o gosto adocicado.
Com os níveis elevados de açúcar no sangue, o organismo libera mais insulina, o fígado fica sobrecarregado e o açúcar excedente é transformado em gordura e estocado principalmente no abdomen. Em relação à cafeína, além de fazer a pressão sangüínea aumentar, tem uma alta propriedade diurética eliminando cálcio, magnésio e zinco pela urina.
Essa bebida se torna viciante pelo fato do corpo aumentar a produção de um neurotransmissor chamado dopamina que estimula a sensação de prazer. Ao reduzir a satisfação proporcionada pela cafeína e pelo açúcar, a pessoa pode ficar inquieta ou sonolenta.
Hoje eu até tomo um refrigerante de vez em quando, mas em proporções bem menores e em situações que não há outra opção. Quando há a opção de escolha, prefiro sucos naturais que são mais saborosos e saudáveis.
E Li, depois desse artigo, espero que você pare ou diminua bem o consumo dessa bebida.

20130919-235144.jpg


2 comentários em “Refrigerantes

    roberto disse:
    20/09/2013 às 10:21

    Mas eu sou viciado em refri light ou zero. Como fica então? Sei que não tem nutrientes, mas me sinto mais disposto, parece que ajuda na digestão, etc. Um café com adoçante, por exemplo, não tem nutriente, mas é bom para malhar e ficar acordado, além de ser gostoso. Seu amigo Beto Leite.

    Curtir

      Sandro guerreiro disse:
      29/09/2013 às 1:45

      Olá Roberto, os refrigerantes diet, zero e light também tem seus fatores negativos. Vou escrever sobre eles logo mais. Aguarde.

      Curtir

Deixe um comentário