SÍNDROME-METABÓLICA

Hoje, em uma conversa na academia, eu lembrei de uma viagem muito interessante que fiz quando adolescente. Um amigo me convidou para ir a sua casa de praia passar um final de semana com seus pais. Lá conheci um homem que iria participar de um concurso da barriga mais bonita e os critérios de avaliação eram: a barriga maior, mais redonda, lisa e dura.
No dia achei muito engraçado existir algo desse tipo, porém hoje sei que aquele homem está causando sérios problema a própria saúde. Sabe por que? Porque uma pessoa que tem uma circunferência abdominal muito grande tem a probalidade de desenvolver uma doença chamada Síndrome-metabólica.
A síndrome-metabólica é um conjunto de doenças que se caracteriza pela associação de pelo menos 3: obesidade, resistência a insulina, diabetes mellitus tipo II, hipertensão arterial, aumento dos triglicérides ( tipo de gordura), dislipidemia (diminui o colesterol bom que é o HDL e aumenta o colesterol ruim, o LDL), aumento do acido úrico no sangue, etc…

20130820-005736.jpg
Umas das maiores causas dessa doença já foi constatado que é o sedentarismo. Nos dias de hoje, com a modernização dos aparelhos eletrônicos, utilização de escadas rolantes, elevadores e controles remotos as pessoas estão cada vez se movimentando menos e tendo, cada vez mais, uma alimentação inadequada. Com a correria do cotidiano os fatores de risco estão cada vez mais evidentes pois come-se muito em “fast food”, ingere-se muita bebida alcoólica, níveis de stress altíssimos e o tabagismo.
Observe se sua circunferência abdominal está superior a 102cm para os homens e 88cm para as mulheres, segundo dados da Organização Mundial de Saúde ( OMS).
Bom, sabendo disso vem a pergunta: como posso tratar? E a resposta é muito simples: mudar os hábitos que leve a ter uma vida mais ativa, caminhado mais, se alimentando corretamente, parando de fumar e se possível iniciar uma atividade física regular.

20130820-005851.jpg
A síndrome-metabólica é uma doença cujos os sintomas aparecem de forma silenciosa. Você que está lendo esse post, observe seus hábitos, verifique sua circunferência abdominal e se estiver se enquadrando nos números acima citados, procure um médico e faça exames.
Com relação ao homem que conheci, ele não ganhou o campeonato. O campeão foi uma outra pessoa que equilibrou um copo de cerveja na barriga!!!
Escreva aqui quais atitudes você vai começar a fazer a partir de agora para se prevenir ou ajudar alguém a se prevenir dessa doença. Aguardo seus comentários!


Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s