Ta doente? Descanse!

Há duas semanas, uma das minhas alunas de Personal estava um pouco gripada. Recomendei que ela repousasse para melhorar logo e voltar aos treinos. Ela, muito dedicada, ficou apenas um dia de repouso e retornou aos treinos se sentindo melhor, consequentemente, a gripe que não passou totalmente e ainda piorou. O seu organismo entrou num estado de imunossupressão. Vamos entender o que aconteceu.

Essa dica vale para várias doenças, porém a mais comum nesse período de inverno é a gripe, pois os ambientes nos quais freqüentamos ficam fechados e com pouca ventilação. Pelo fato do ar não ser renovado, basta uma pessoa pegar o vírus para espalha-lo pelo ambiente.

Quando se está em um ritmo forte de treino e/ou um período de dieta, o organismo tende a entrar num sistema catabólico. Afinal, um treino nada mais é que um fator de estresse para o corpo e os resultados surgem durante o descanso. E é justamente nesse período que ficamos mais suscetíveis a pegar uma gripe.

O sistema imunológico luta para eliminar os vírus da gripe, consumindo nossas energias, por essa razão ficamos com aquela “moleza” no corpo e tão indispostos. Após um dia de repouso achamos que estamos prontos para um treino, mas não estamos. É nesse momento que vem a recaída, pois o organismo ainda não está totalmente recuperado. Então ele tem seu trabalho redobrado para combater o vírus e recuperar a musculatura exercitada.

Fica a dica para quem não quer ficar sem treinar: “Foi contemplado com uma gripe? Fique em casa se recuperando para que não tenha uma recaída e te faça perder mais dias de treinamento”.

20130730-004443.jpg


Um comentário em “Ta doente? Descanse!

    Fernanda Narezi disse:
    07/08/2013 às 2:02

    Essa orientação e para mim, né!

    Curtir

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s