TERMOGENICOS

As pessoas entram na academia, normalmente, com a idéia de que vão emagrecer rápido só porque deixaram de ser sedentárias. Já explicamos em post anteriores que não existe fórmula mágica para o emagrecimento e só a custa de alimentação adequada e exercício físico a longo prazo é que conseguimos um resultado duradouro.

Deve-se entender que emagrecer, não significa necessariamente perder peso na balança, mas eliminar a gordura corporal para atingir definição muscular e, nesse ponto, um suplemento termogênico pode ajudar bastante. Os termogênicos são suplementos naturais que podem apresentar em sua composição a cafeína, a sinefrina, o cromo, a colina, a niacina, taurina entre outros componentes que aceleraram o metabolismo basal e são conhecidos como queimadores de gordura.

20140126-225328.jpg
A grande maioria dos termogênicos contém cafeína porque ela é capaz de estimular o Sistema Nervoso Central e tem como função ativar o metabolismo elevando a termogênese e promovendo a produção de energia através da utilização da gordura corporal. O fato fazer o organismo utilizar a gordura como fonte de energia no lugar do glicogênio, faz da cafeína um eficiente recurso ergogênico, pois melhora a performance dos atletas além de postergar o estado de fadiga, melhorando o desempenho em exercícios de alta intensidade e curta duração. Lembrando que nenhum suplemento faz milagre! Se não tiver uma dieta adequada ou se seu treinamento não tem intensidade, fatalmente não terá o resultado esperado.

Como são constituídos de substâncias que proporcionam mais energia, liberaram mais adrenalina para o organismo. Nesse mecanismo capaz de aumentar o estímulo, ocorre também a termogênese (aumento da temperatura corporal) que influência diretamente na perda da gordura. Quando a temperatura aumenta, o corpo terá que trabalhar mais para aproxima-la da temperatura corporal normal, usando a gordura como fonte de energia para o emagrecimento.
20140123-175148.jpg

No post “O Poder dos Chás” falamos dos termogênicos naturais, sendo assim, as substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. Esses alimentos podem ser incluídos na sua dieta através de bebidas ou na alimentação. Seguem alguns exemplos:

– Pimenta vermelha: rica em capsaicina, substância que potencializa a quebra de gorduras. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica quando ingerida em até 3g por dia. Pode ser adicionada em saladas e/ou utilizada como tempero em pratos quentes.

– Gengibre: Tem a propriedade de aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Pode ser consumido cru (no máximo duas fatias pequenas), utilizado como tempero para carnes, aves, peixes, molhos, sopas de legumes e chá como explicamos no post anterior.

– Canela: além de aumentar o metabolismo basal, a canela possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Pode ser consumida com frutas (uma colher de chá rasa), leite morno ou no chá (em casca).

– Ômega 3: normalmente encontrado em peixes (salmão e atum) e em oleaginosas (amêndoas, castanhas e avelã, etc). Além de aumentar o metabolismo basal, impede a retenção excessiva de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo.

– Água gelada: ao ingeri-la, seu organismo gasta energia para elevar a temperatura até alcançar a adequada para o organismo. Porém seu efeito é muito leve.

– Chá verde (Camellia sinensis): assim como a pimenta, esse chá favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estimulo metabólico. Porém há uma particularidade: quem tem insônia não deve ingerir o chá verde na parte da tarde ou noite.

– Chá de hibisco: aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, aumenta o metabolismo.

20140123-175341.jpg

Os termogênicos, que apresentam cafeína em sua composição, não são recomendados para pessoas que apresentam históricos ou predisposição a problemas cardíacos, hipertensão, enxaqueca, úlcera e alergias. Crianças e gestantes não devem abusar desses suplementos e alimentos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia. Pessoas que tem hipertireoidismo não devem ingeri-los, pois o metabolismo já é muito elevado, causando perda de massa muscular. Hoje no mercado também já existem opções sem cafeína.

Então galera deu pra entender? Suplemento não é brincadeira e só pode ser utilizado de acordo com o objetivo, tipo de treinamento e histórico clínico de cada um. Da mesma forma que foi explicado nos posts dos outros suplementos, ok? Bom treino!


Um comentário em “TERMOGENICOS

    Energia Corporal Suplementos disse:
    29/01/2014 às 0:01

    Procurando esse e outros suplementos? Acesse http://www.bodynet.com.br/energiacorporal

    Curtir

Deixe um comentário