TREINAMENTO DE GLUTEOS

Qual a mulher que não quer um bumbum firme e redondinho? Todas! Afinal de contas, o bumbum é uma paixão nacional e marca registrada das brasileiras. Pensando nessa preocupação (tanto das mulheres quanto dos homens admiradores dessa região do corpo feminino) elaboramos esse post para esclarecer dúvidas e derrubar mitos de treinamento.

A região glútea é formada por 3 músculos: glúteo máximo, médio e mínimo. O glúteo máximo é o maior e mais superficial dos glúteos, tendo como ação principal a extensão do quadril. Esse músculo tem a finalidade de produzir movimentos fortes e rápidos. Em estudos recentes foi comprovado que esse músculo é recomendado a ser exercitado por meio de treinos que envolvam elevada produção de força, como podemos observar o desenvolvimento dessa musculatura em velocistas, saltadores e levantadores de peso, por exemplo.

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Em uma publicação recente nas redes sociais, foi colocada uma foto do Prof. Julio Serrão falando do clássico exercício de glúteos com caneleiras. Nesta publicação a questão levantada é a eficiência de tal exercício. Os estudos comprovam a pouca eficiência deste exercício para o ganho muscular. Porém se seu professor já o prescreveu em sua ficha de treino, ele não está totalmente errado. Apesar de não promover a hipertrofia, ele é indicado para quem já tem um bom volume muscular nessa região e deseja modelá-los e mantê-los bonitos realizando um número elevado de repetições.

Em nosso post “A importância do treino de pernas” falamos dos exercícios de agachamento livre, levantamento terra e leg press para o desenvolvimento dos músculos da coxa. Eles também são fortes aliados para produzirem glúteos firmes e bonitos. O agachamento é um exercício básico e composto. Em sua execução ocorre o recrutamento de grande quantidade de fibras musculares, além de estimular a produção natural de testosterona (hormônio anabólico e produzido em pequena quantidade pelo sexo feminino).

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A amplitude do exercício é fundamental para se alcançar o resultado desejado. O agachamento total, infelizmente, é algo pouco usado nas academias pela falta de conhecimento e estrutura humana. Muitas academias chegam a proibir o agachamento executado além dos 90 graus. O que acontece é que são poucos os instrutores capacitados para ensinar os alunos a agachar de forma eficaz e segura. Então fica mais fácil proibir um exercício tão importante por este trazer possíveis riscos para a saúde do aluno. O ideal é encontrar profissionais capacitados para lhe supervisionar e orientar na execução de agachamentos e suas variações com possíveis combinações de outros exercícios como stiff e abdutor para dar ênfase em seus glúteos.

É bom ressaltar para os homens que um bumbum bonito não pode ser um privilegio somente das mulheres. Os homens também devem levar a sério o treino de pernas e glúteos não só para que conquiste mais admiradoras por um corpo sarado e um glúteo bem feito, mas para que favoreça a produção de testosterona e produza um musculo forte para dar suporte na base da coluna!


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