WHEY PROTEIN

Uma das coisas que eu mais gosto é: leite e derivados dele. E isso é muito bom pois, o leite é rico em proteína.
Sendo assim WHEY PROTEIN um dos suplementos mais consumidos e que ainda traz muitas duvidas, tanto é que umas das perguntas que eu mais escuto todos os dias no meu trabalho são: “como devo consumir a proteína? “, ” antes ou depois do treino?”, “Whey engorda?” e esse post de hoje é para dar uma resposta completa sobre essas dúvidas que atinge muitas pessoas.

Whey Protein é o nome comercial dado à proteína do soro do leite extraída durante o processo de transformação do leite em queijo. O Whey Protein é o suplemento mais utilizado por seu alto valor biológico (VB=100). Comparado a alguns alimentos como o frango (VB=79), o peixe (VB=83), a carne vermelha (VB=80), ovos (VB=88 a 100) e laticínios como o leite e queijo (VB=80) é que percebemos que se trata de um suplemento alimentar importantíssimo. Outro fator considerável é o maior fornecimento de aminoácidos essenciais para o corpo, sem a adição de colesterol e gordura por apresentar alta concentração de Glutamina e BCAA.

20131114-002644.jpg

Existem 3 tipos de Whey Protein:

1. Concentrada (WPC): é a opção mais em conta pois o custo para sua elaboração é mais barato por passar apenas pelo processo de Microfiltração e Ultrafiltração (processo leve de filtragem). Esse whey apresenta de 70 a 80% de proteínas por conter grande quantidades de BCCAs e Glutaminas que são responsáveis por muitas funções do nosso organismo e melhoram nossa imunidade já que possuem ações antioxidantes. O restante é dividido entre carboidratos e gorduras.

2. Isolada (WPI): é a opção mais indicada para quem está em dieta para emagrecer ou definir. Sua concentração de proteínas é muito maior se comparada a concentrada, pelo fato de passar por um processo de filtragem muito maior, resultando em até 95% de proteínas. Algumas marcas apresentam a opção “zero de carboidratos e gordura”.

3. Hidrolisada(WPH): constitui uma opção de whey com absorção mais rápida pelo organismo pelo fato de passar por uma filtragem minuciosa. Esse tipo de Whey Protein passa por um processo conhecido como hidrólise, onde é feita a quebra das cadeias proteicas em fragmentos menores de peptídeos.

Grande parte das Whey Protein de qualidade contém em sua composição esses 3 tipos de Whey Protein (WPC / WPI / WPH), fornecendo a mais pura proteína de qualidade ao seu consumidor.

20131114-002753.jpg

Efeitos e Benefícios:
1. Promove maior retenção de nitrogênio (fator de crescimento muscular).
2. Possui ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico e reduz sintomas de overtraining.
3. Sua rápida absorção é essencial para quem faz uso dessa proteína para hipertrofia na musculação. Pois logo após o treino, o músculo está mais receptivo a nutrientes, proporcionando um perfeito ambiente anabólico por apresentar um alto grau de absorção de aminoácidos, aumentando, assim, a síntese protéica, após um treino intenso.

20131114-002854.jpg
Normalmente o whey protein é tomado após o treino. Em todo caso, é importante consultar um Nutricionista para dosar as quantidades ideais do tipo de whey mais indicado para o seu biotipo, tipo de treino, objetivo e se é necessário associar a outros suplementos como maltodextrina/dextrose e creatina. O uso abusivo do whey pode causar danos renais sérios, daí a importância de seguir as orientações de um profissional

Para quem deseja emagrecer, sem perder massa magra, como mencionamos acima, o uso do whey isolado ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, saciando a fome mais rápida do que outras proteínas.

Leia também nossos posts sobre o uso da Creatina e do BCAA. Em breve escreveremos sobre a Glutamina, a Maltodextrina/Dextrose e o uso de Termogenicos. Aguardem!


3 comentários em “WHEY PROTEIN

    Energia Corporal Suplementos disse:
    27/11/2013 às 0:46

    Esses e outros suplementos a preços imperdiveis e com entrega rapida em http://www.bodynet.com.br/energiacorporal

    Curtir

    André disse:
    19/11/2013 às 22:01

    Muito esclarecedor o artigo, curioso que a concentração de proteínas na isolada é maior do que na própria concentrada rs. Gostaria de saber se há algum efeito colateral o uso continuado por longo período de whey.

    Curtir

      escolhaseucorpo respondido:
      27/11/2013 às 16:36

      Sim André, no whey isolado por ser livre do carboidrato, pode-se ter maior quantidade de proteína do soro do leite por grama de produto. E como no próprio texto diz, no whey concentrado, o percentual desta proteína é menor justamente por estar associado a outros aminoácidos como o BCAA e a Glutamina.
      A longo prazo, essa substância poderá causar algum prejuízo, caso a quantidade de proteína ingerida por dia (suplemento mais alimentação) exceda a quantidade ideal para cada indivíduo causando sobrecarga renal e/ou hepática.
      Caso esteja fazendo o uso de forma adequada ao seu biotipo, tipo de treino e a quantidade ideal diária, não terá com que se preocupar.

      Curtir

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s